Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para iniciar a partilha, vou contar-vos a minha experiência com Muffins de chocolate.
Esta receita está na secção crianças.
Muffins de chocolate (aprox. 12 unidades)
Ingredientes
12 quadrados de chocolate para culinária
240 g de farinha
3 ovos
90 g de manteiga amolecida
70 ml de leite
35 g de cacau em pó
1 colher de fermento em pó para bolos
125 g de açúcar amarelo
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Monte o misturador no copo. Junte a manteiga e o açúcar e bata 1 minuto na velocidade 3.
Numa taça à parte, bata os ovos juntamente com o leite. Deite-os no copo e regule 30 segundos na velocidade 4.
Acrescente a farinha, o fermento e o cacau em pó. Programe 1 minuto na velocidade 4.
Unte formas de queque com manteiga e encha-as com a massa obtida. Disponha um quadrado de chocolate dentro de cada uma e leve ao forno durante 15 minutos.
Como a minha forma de queques é de 12 e não 10, tive de converter a receita para fazer 12 muffins, apenas deixei a quantidade de açúcar original pois para mim as receitas levam sempre muito açúcar. É difícil que dê para 12 na forma e queques, pois na minha opinião ficam pequenos, sendo que para 11 ficam no tamanho ideal.
Não uso açúcar amarelo, uso o branco normal e o chocolate de culinária prefiro sem dúvida o pantagruel (para qualquer receita que necessite de chocolate de culinária em barra ou cacau em pó). Para cacau em pó usei continente magro, apesar do pantagruel ser o meu preferido fiquei bastante satisfeita.
Devido a não exagerar no açúcar os muffins não ficam doces sobressaindo mais o sabor do chocolate da massa, mas acima de tudo, do cubo de chocolate que fica derretido por dentro e macio por fora.
A única coisa que penso mudar da próxima vez que experimentar é por um pouco mais de leite na massa para que a mesma fique mais fofa e maleável e depois de cozida torne o muffin mais húmido, pois acho que o muffin fica saboroso podia ser um pouco menos seco.
De aspecto, os primeiros que fiz ficaram mais bonitos mas os meus convidados no domingo gostaram bastante deste lanchinho acompanhado de um chá de frutos silvestres. É como a fruta, nem sempre a mais bonita é a mais saborosa.
Experimentem e digam de vossa justiça :)